L-Carnitina

ATENÇÃO: ESSE POST NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO NEM RECEITA. APENAS UM INFORMATIVO SOBRE SUPLEMENTAÇÃO. PROCURE UM ESPECIALISTA PARA PRESCRIÇÃO ADEQUADA!
Por esse motivo não falarei sobre doses recomendadas.



L-CARNITINA

O nutriente L-Carnitina é utilizado por quem pretende melhorar o condicionamento físico rapidamente. Ao mesmo tempo ajuda o corpo a produzir mais energia e a fazê-lo perder peso, enquanto aumenta as defesas imunológicas, desenvolve as faculdades mentais e baixa os níveis de colesterol e triglicerídeos.

É uma substância natural, produzida pelo corpo, mas, pode também ser consumida através de cápsulas, líquidos ou alimentos, já que é encontrada na proteína animal. Normalmente os vegetarianos não consomem este nutriente, o que faz com que precisem de maiores quantidades de L-Carnitina do que os que consomem proteínas animais. 


Por ser um nutriente de extrema eficiência, é utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar o condicionamento físico. Por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia. 

Efeitos:
 - Colabora para a perda de peso;
- Aumenta as defesas imunológicas;
- Atua no desenvolvimento das faculdades mentais; e 
- Abaixa os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Como a L-Carnitina é produzida? 

O corpo produz L-Carnitina naturalmente através da Lisina, da Metionina, das Vitamina C, B3 e B6, bem como do Ferro. Uma vez que este nutriente não é produzido pelo corpo em grande quantidade, para aumentar as suas potencialidades benéficas recomenda-se a ingestão de suplementos que o contenham. Uma vez que não é uma substância tóxica não há contra indicações ao uso da L-Carnitina.

A maioria dos adultos consome em média 50 mg por dia, um valor considerado insuficiente. Tipos de Carnitina Para além da L-Carnitina, há também a D-Carnitina. Nos casos o “D” (ou dextro molécula) possui rotação para a direita. Mudando a posição, mudam as propriedades químicas, o que acontece com a L-Carnitina. Ela não é recomendada para o consumo humano e não está presente nos alimentos, ao contrário da L-Carnitina, cuja orientação é para a esquerda.

Ação

A forma mais clara de ver a Carnitina agindo no seu corpo é através da queima de gordura, que gera a energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração. A gordura queimada pelo organismo deve ir para a mitocôndria, onde ocorrem as atividades químicas dentro das células. A Carnitina carrega estas moléculas de gordura até a mitocôndria para serem queimadas lá. Sem Carnitina suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabariam retornando para o sangue, o que causaria o aumento do número de triglicerídeos.

A L-Carnitina também promove o aumento do "bom" colesterol (HDL), ajudando a manter as artérias coronárias livres da placa. O que também pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Depoimentos/ E mais efeitos:

"A L-Carnitina, quando tomada por atletas como complemento alimentar, não só tem um efeito estimulante no metabolismo da gordura, mas também tem efeitos positivos do ponto de vista do sistema imunológico." (Jornal alemão de medicina esportiva 1992.)

"Nós investigamos os efeitos dos suplementos de L-Carnitina nos atletas. Após três semanas, a gordura corporal diminuiu significativamente e o peso continuou constante." (Jornal alemão de medicina esportiva. 1993.)


Robert Craydon, autor do livro: "O milagre da Carnitina" afirma: "Não espere que a Carnitina sozinha faça milagres. Ela é capaz de promover a perda saudável e permanente de peso se houver a combinação de um programa de exercícios, uma dieta rígida e a ingestão de 500 a 2000 mg por dia da substância. Além disso, a Carnitina se tornou essencial numa dieta pobre em carboidratos"

Bibliografia: 

- "Carnitine: An Extraordinary Nutrient with Many Applications," Robert Crayhon, M.S., Total Health Magazine, October 1996.
- "The Doctors Complete Guide to Vitamins and Minerals," Mary Dan Eades, M.D., Dell Publishing Group, May 1994.
- "L-Carnitine: The Fat Burning Factor!", Bill Bailey, Ph.D., CNHP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segunda feira: dia de iniciar o regime e DETOX!

TOP SUMMER BYC - Gordura Localizada